

PPCP-Pioneiros
O 1º e 2º Curso de Paraquedismo Civil Português , desenvolvidos e lecionados pelo ACA-Aero Clube de Angola , eram compostos por Saltos Automáticos e Saltos Manuais ( Queda-Livre ) .
Daí resultaram numa primeira fase cerca de 32 Alunos , 16 alunos do 1º Curso e , 16 alunos do 2º Curso , com os seus respectivos Brevet,s , entre Automáticos e Manuais ( Queda-Livre ) .
Daí no Curso de Queda-Livre , ter surgido a 2ª Senhora Paraquedista Pioneira Portuguesa a Helena Revés Pedrosa . Mais tarde outras surgiram , tais como Olinda Maria Brecha de Carvalho , Rosalina de Castro e Neida das Dores Fernandes .

PPCP-Pioneiros
Em Janeiro de 1967 a Equipa dos Pioneiros Paraquedistas Portugueses formada por : Furriel Manuel Ferreira da Costa , Coronel José Guilherme Rosa Mansilha e Tenente Albano Marques de Carvalho , vençem o 1º Campeonato Nacional de Paraquedismo Civil , que se realizou em Luanda-Angola .
Nesse mesmo ano de 1967 , fica registado o novo recorde por esta Equipa de Salto de Queda-Livre , Nocturno e Diurno .
Os Saltos realizaram-se sobre o " Campo do Golfe " nas imediações do Aeroporto « Craveiro Lopes » em Luanda que confinava com o "Bairro Sarmento Rodrigues" e "Bairro Popular" .
Os Pioneiros do Paraquedismo Civil Português foram activos com a população .
Foram realizados várias vezes saltos para a Baía de Luanda , especialmente em dias de Fins-de-Semana , aproveitando a estadia dos banhistas , na Ilha de Luanda .

Portfólio




3º Curso PPCP
Em qualquer um dos primeiros cursos dos Pioneiros do Paraquedismo Civil Português em Luanda-Angola , teve participação tanto de Homens como de Senhoras .
Provavelmente a partir do 3º Curso o acesso pelas Senhoras foi mais assíduo .
Algumas Senhoras estavam pelos saltos automáticos enquanto que outras já numa fase bem avançada da Queda-Livre .
Ressalvamos aqui dois casos de Senhoras , com elevada qualidade na Queda-Livre . Tratam-se de Helena Revés Pedrosa e , Olinda Maria Brecha de Carvalho .
Com Helena Revés , o Tenente José Mansilha , seu Instrutor/Monitor , até certa altura apenas lhe dava permissão para " Retardos " de 10 segundos , aproximadamente .
O Punho de Helena Revés , referente ao paraquedas principal , era duro e requeria alguma força para abertura . Para uma Senhora , era uma séria dificuldade .
José Mansilha notava a vontade por parte desta paraquedista , ir mais além .
Num dia de saltos , José Mansilha resolve emprestar o seu paraquedas pessoal a Helena Revés . Esse Paraquedas era excelente , um PC - « Para-Commander MK-1 » , muito leve de punho e , era uma boa escolha para que fosse possível , saltos mais retardados .
Em dia de saltos , informa a paraquedista da sua tomada de actitude e , aumenta o tempo de retardo para 20 segundos . Era uma boa mudança .
Helena Revés Salta , sob o olhar atento de José Mansilha e , Helena Revés voa e , voa.......até que Mansilha a perde de vista no espaço .
O Tempo passava e Mansilha começava a ficar " branco como Cal de Parede " , aliás todos a bordo repararam , no seu estado .
De repente vê o " Cogumelo " abrir-se . Helena Revés tinha feito um retardo em Queda-Livre de , cerca de um minuto e , abriu a 500 metros do solo . Nada mau , à época para uma Senhora que , desde logo mostrava queda nata , para saltos de Queda-Livre . E assim foi , a partir desse dia em diante , por muitos e , muitos saltos .

Anos mais tarde e , a partir de 1975 já em Portugal Continental , Helena Revés Pedrosa ainda esteve no activo .
Realizou vários Saltos de Queda-Livre e , sobretudo em Helicópteros Alouette - III da FAP-Força Aérea Portuguesa , com bastante eficácia .